Um dos pilares da educação é a informação. Logo, o educador é um dos profissionais que mais deve estar informado sobre seu ofício. Pensando nisso, o post de hoje listou cinco grandes inspirações para os educadores conhecerem através de leituras e vídeos nas redes sociais. Não esqueça de voltar amanhã para acompanhar o resto da lista!

Caio Dib

Foto: Facebook

Foto: Facebook

Idealizador da iniciativa “Caindo no Brasil”, Caio é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e trabalhou em empresas da área de Educação e Marketing. Foi quando ele percebeu que ficava mais tempo dentro do escritório do que conhecendo e entendendo quem eram aquelas pessoas que aprendiam e consumiam os produtos e serviços que criava. Em 2013, saiu do emprego e de São Paulo para conhecer as realidades do Brasil e as práticas educacionais inspiradoras. “Foram 5 meses e meio de viagem, 17 mil quilômetros de ônibus, 58 cidades e muitas histórias e aprendizados para contar”, afirma o próprio Caio em seu site. Atualmente ele também dá palestras e workshops na área.

Por que seguir?

Caio é um jovem apaixonado por educação que acredita que todos somos agentes de transformação. Seu projeto “Caindo no Brasil” alia a inteligência educacional ao poder que uma rede de pessoas têm de empoderar outras e seus projetos. Através de três pilares – mapeamento, inspiração e empoderamento e consultoria -, o projeto promove troca de ideias, compartilhamento de conhecimento e a formação de redes para a real construção de uma melhor Educação para o Brasil. Curta sua página no Facebook e o siga no Twitter para saber mais.

Gilberto Dimenstein

Foto: Twitter

Foto: Twitter

Formado na Faculdade Cásper Líbero, o jornalista foi acadêmico-visitante no programa de direitos humano da Universidade de Columbia (Nova York). Por suas reportagens sobre temas sociais e suas experiências em projetos educacionais, foi vencedor de alguns dos principais prêmios brasileiros de Jornalismo e Literatura, além de apontado pela revista Época em 2007 como umas das cem figuras mais influentes do país. Participando ativamente de palestras sobre educação, habilidades e competências, Dimenstein também criou a entidade Cidade Escola Aprendiz, o site Catraca Livre e o programa Mais São Paulo.

Por que seguir?

Gilberto é um forte entusiasta dos direitos da criança e consequentemente da educação. Suas reportagens sobre violência contra crianças tiveram repercussão nacional e internacional. Além disso, ele já trabalhou na revista “Educação” e escreveu livros que visam estimular o espírito crítico dos jovens, como a coleção “Mano Cidadão Aprendiz” (em parceria com Heloisa Prieto), onde o personagem-título é um menino que desbrava temas com ecologia e solidariedade. É possível acompanhá-lo em sua página do Facebook ou seguindo sua conta no Twitter.

Elvira Souza Lima

Foto: Facebook

Foto: Facebook

A pesquisadora, consultora e educadora em Neurociência, Mídia e Educação está sempre compartilhando pensamentos inovadores e reflexões em sua página do Facebook. Seu blog está integrado ao projeto de conteúdo da editora Inter Alia Comunicação e Cultura, criadora de produtos educacionais voltada à cultura, ao desenvolvimento humano e à comunicação – todas especialidades de Elvira, que possui formações e pesquisas também em antropologia, música e psicologia.

Por que seguir?

A Prof. Dra.Possui doutorado pela Sorbonne (Paris), com pós-doutorado na Stanford University (EUA), cursos no Collège de France e na École Pratique de Hautes Études (Paris). É consultora em Educação em diversos programas e projetos de Educação Pública, Educação Indígena, Educação Continuada, Formação de Professores, Mídia para Criança e Adolescente, no Brasil e no exterior. Suas postagens são garantia de uma leitura proveitosa aos professores e educadores, como neste artigo para a revista Pais & Filhos, onde ela aponta 12 fatos sobre como estímulos visuais e motores atuam no processo de alfabetização.

Viviane Mosé

vivimose

Foto: Twitter

 

Viviane é psicóloga e psiquiatra, mas acima de tudo, escreve. A poeta, escritora e filósofa possui mestrado e dotourado em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e mais de 80 mil seguidores apenas em sua página no Facebook. Numa entrevista à Revista Filosofia, Mosé afirma que sua meta é a educação, matriz que move seus estudos, palestras e consultorias atualmente. Viviane também escreveu e produziu a série sobre filosofia “Ser ou não ser?”, exibida entre 2005 e 2006 no fantástico.

Por que seguir?

Em sua página é possível conhecer um pouco mais sobre a educação brasileira e a diversidade através dos vídeos de eventos e programas que ela participa. Recentemente, Viviane postou um trecho do documentário Educação.doc, exibidido pela GloboNews e produzido por Laís Bodanzky e Luis Bolognesi. Em seu novo livro “A escola e os desafios contemporâneos”, Viviane tem como objetivo compartilhar entrevistas com educadores (como Rubem Alves e Cristóvam Buarque) e fomentar discussões à respeito da educação brasileira. Além do Facebook, é possível seguir Viviane no Twitter.

Mateus Prado

matprado

Foto: Facebook

 

Especialista em ENEM, o presidente de Honra do Cursinho pré-vestibular Henfil é colunista de educação e políticas públicas no Estadão e no portal IG, além de idealizador do Guia Enem.

Por que seguir?

Mateus sempre mantém seus seguidores antenados nas novidades do Enem e do Sisu através do seu canal no YouTube, onde ele disponibiliza um guia de perguntas e respostas em vídeo. Além disso, o especialista está sempre postando notícias sobre educação e divulgando seus artigos relacionados aos grandes vestibulares na sua página do Facebook, com mais de 800 mil fãs. Mateus também atualiza diariamente sua conta no Twitter.

Você já segue algum deles? Conta pra gente!

Quer ter alunos, pais e professores mais satisfeitos?
Transforme sua escola em uma referência com nossos conteúdos exclusivos sobre gestão, marketing e tecnologia na educação!
Não quero receber informações para melhorar minha escola, Nunca irei me cadastrar.