O número de alunos matriculados na sua escola não atingiu as expectativas desse ano?

Talvez você esteja cometendo alguns erros de marketing comuns ao prospectar novos pais e alunos.

Confira como realizar uma prospecção de sucesso aprendendo a não cometer esses três erros identificados pelo presidente da Schola Consultoria de Marketing Escolar, Ralph Cochran:

Três Erros Que Escolas
Cometem Ao Prospectar Novos Pais

 

1) Não identificar quem procuraria sua escola

Pense nos pais que você está tentando alcançar na sua campanha de marketpoint-interrogationing escolar.

Caso não seja o primeiro ano de seus filhos na pré escola, é preciso perceber que a maioria desses pais está enxergando algum problema na educação de seus filhos, haja vista que eles estão considerando mudá-lo de escola.

Quais seriam esses problemas?

Imagine que você tem uma escola católica. Provavelmente uma família muito católica vai querer que seus filhos estudem lá por desejarem um ensino voltado aos valores cristãos, com atividades pastorais e que ofereça, por exemplo, crisma e primeira comunhão.

Para chegar até essa família, sua propaganda deve contemplar as necessidades dela, para que haja identificação.

O erro acontece quando você espera que a família chegue até você primeiro. Seja proativo – alcance famílias com o perfil da sua escola antes que ela busque outras alternativas primeiro. Desenvolva uma campanha de prospecção que os atraia!

2) Não criar Buyer Personas

 

buyer-personasVocê sabe o que são Buyer Personas? Numa tradução livre, podemos chamá-los de “compradores idealizados”, ou seja, uma representação simplificada do cliente ideal da sua escola.

Uma persona é de fato como um personagem, criado para ajudar sua empresa a compreender melhor quem é o cliente e quais são as suas necessidades.

Mas qual seria a utilidade de identificar o Buyer Persona? A principal função de identificá-lo é saber quais são os problemas enfrentados por ele e como sua escola pode ajudar.

Para criar um Buyer Persona, a escola não deve se basear em palpites ou suposições. São necessárias pesquisas de público, coleta sistematizada de dados e formulários de prospecção.

Para saber mais, confira este guia em português.

3) Não ouvir os pais
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Supondo que você fez uma estratégia de marketing efetiva, certamente alguns pais estarão ligando para a sua escola.

Qual será a experiência deles na ligação? Será com alguém gentil e simpático do outro lado da linha, o que contará pontos positivos na escolha da nova escola, ou alguém mal humorado, que irá cortar suas perguntas por falta de paciência para respondê-las, causando uma impressão negativa naquele pai ou mãe?

É preciso ouvi-los e sanar suas dúvidas. A escola deve ter empatia com os pais que entram em contato, descobrindo por que a instituição despertou interesse neles. Também deixe-os saber que você se importa com eles e com seus filhos.

Treinar os funcionários responsáveis pelo departamento de matrícula deve ser uma parte importante da sua estratégia de marketing.  Afinal, uma escola nova é uma decisão importante para a família.

Os pais têm todo direito de saber sobre a educação dos seus filhos, e por isso eles farão diversas perguntas, cujas seus funcionários devem estar preparados para responder. “Nenhum pai ou mãe vai simplesmente aparecer na porta da escola e matricular seus filhos de repente, no primeiro contato”, finaliza Cochran.

Conclusão

O processo de prospecção antes dos pais chegarem até sua escola. Geralmente tudo começa quando eles escutam coisas boas à respeito da instituição através de um amigo ou online. Sua missão como líder escolar é manter as boas impressões dos pais à respeito da escola, promovendo conteúdos atrativos, ajudando-os a tomar decisões. Quando sua prospecção acontece dessa maneira, você conhece melhor os objetivos desses pais e as matrículas aumentam.

Como anda sua proposta de marketing? Caso tenha enfrentado outro erro que se encaixaria nessa lista, não deixe de comentar!

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