Blog Ciência do Aprendizado
#EvidênciasEscribo: descubra os contrastes entre os ensinos público e privado no Brasil
A partir de hoje, você conhece aqui as #EvidênciasEscribo, uma série de descobertas interessantes sobre a realidade das redes de ensino pública e privada no Brasil. Esse estudo é parte da pesquisa de Américo N. Amorim, doutor em Educação pela John Hopkins University....
Fatores que Influenciam a Adoção de IA pelos Educadores: Uma Revisão Meta-análise Fundamentada
Estudo revela 4 grupos de fatores que influenciam a adoção de IA por educadores: individuais, infraestrutura, ferramentas e impactos. Há boa receptividade, mas sobraram dúvidas sobre confiança, transparência e ética. Recomendações: políticas claras, apoio e capacitação 🚀 https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666920X25001043?dgcid=rss_sd_all #Educação #IA
O engajamento das crianças com a tecnologia digital em espaços educacionais: uma revisão de escopo
Revisão revela que 55,7% dos estudos sobre engajamento digital na educação infantil não definem claramente o termo. Só 35,2% medem o engajamento de forma objetiva. Precisamos de métricas melhores! 🚀 #educaçãoInfantil #tecnologiaEducacional https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131525002222?dgcid=rss_sd_all
Explorando comportamentos de aprendizagem autorregulada de estudantes do ensino fundamental em ambientes de programação colaborativa Humano-IA
Estudo revela que alunos com #AprendizagemAutorregulada têm melhor desempenho em programação colaborativa com IA. 🚀 Quem define metas e gerencia recursos ativa e estrategicamente se destaca, enquanto a dependência passiva da IA prejudica o progresso. #InovaçãoEducacional https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131525002210?dgcid=rss_sd_all
Ajustando o apoio educacional com redes neurais de grafos e IA explicável
Modelo de Redes Neurais de Grafos previu habilidades metacognitivas com mais de 90% de acurácia, integrando padrões sequenciais e indicadores estáticos. IA Explicável mostrou estratégias dos alunos e oferece suporte personalizado. #IA #AprendizagemPersonalizada https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131525002209?dgcid=rss_sd_all
Agente Conversacional Pedagógico Colaborativo Potencializa Presença Social e Cognitiva em cMOOC
Estudo mostra que agentes conversacionais de IA aumentam #presênciasocial e #presênciacognitiva em cMOOC. A interação direta traz mais expressão afetiva e união do grupo, além de melhorar integração e resolução. Leia: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131525002192?dgcid=rss_sd_all
Personalizando Agentes de Inteligência Artificial para a Educação Infantil: A Abordagem de Projeto Criativo
Estudo mostra que inteligência artificial e robôs na #EducaçãoInfantil, pela #AbordagemDeProjetoCriativo, estimulam criatividade e engajamento. Robôs superam telas e desenvolvem #PensamentoComputacional e habilidades #Socioemocionais. Saiba mais: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666920X25001134?dgcid=rss_sd_all
Como crianças aprendem com robôs: implicações educacionais do estilo comunicativo e gênero na interação criança–robô
Novo estudo revela que crianças mantêm a #educação mesmo com robô autoritário 🤖👏 Menores e meninas humanizam mais o robô #antropomorfismo #IAnaEscola Saiba mais: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131525002131?dgcid=rss_sd_all
Aprimorando o Ensino Responsivo com Interpretações em Tempo Real de Recursos dos Alunos em Simulação Virtual com IA
Estudo mostra que interpretar em tempo real os recursos epistêmicos e emocionais dos alunos em simulação com IA impulsiona práticas de ensino responsivo e reflexões adaptativas. #InteligenciaArtificial #EnsinoResponsivo https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131525002179?dgcid=rss_sd_all
Um framework de aprendizado de máquina para avaliação de competências socioemocionais por meio de jogos sérios no ensino superior
Jogos sérios e IA para mapear #competenciassocioemocionais e orientar o percurso acadêmico 🎯 Modelos preditivos e análise de eficiência revelam variações por curso, idade e gênero e destacam ética e privacidade 🤖🔒 https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666920X25001092?dgcid=rss_sd_all