Blog Ciência do Aprendizado
#EvidênciasEscribo: descubra os contrastes entre os ensinos público e privado no Brasil
A partir de hoje, você conhece aqui as #EvidênciasEscribo, uma série de descobertas interessantes sobre a realidade das redes de ensino pública e privada no Brasil. Esse estudo é parte da pesquisa de Américo N. Amorim, doutor em Educação pela John Hopkins University....
Explorando as oportunidades e desafios da IA na formação de professores de inglês como língua estrangeira
Estudo mostra que #IA na formação de professores de inglês oferece benefícios profissionais, psicológicos e econômicos 🎯 Mas destaca desafios: alfabetização pedagógica e digital, infraestrutura e risco de dependência que pode afetar a criatividade humana 🤖📚 https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666920X25000839?dgcid=rss_sd_all
Desvendando a Inteligência Artificial no Ensino Fundamental: Revisão Sistemática de Análise Temática Abrangente
#IA na #EducaçãoFundamental cresceu de 2013 a 2023, mas há lacunas sobre #DesenvolvimentoInfantil e #Privacidade. Urgente marcos de #ÉticaEmIA e avaliar resultados de aprendizagem. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666920X25000827?dgcid=rss_sd_all
O papel do engajamento na efetividade do feedback automatizado: insights do registro de teclas
Estudo com 453 alunos de inglês (16 anos) mostra que o #feedbackautomatizado por IA eleva o engajamento na revisão de texto 📈 Engajamento comportamental (toques e tempo de digitação) mediu os ganhos na revisão e na transferência. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S036013152500154X?dgcid=rss_sd_all
Educação em Computação com Ferramentas de IA Generativa
Estudo mostra que ferramentas de #IA generativa estão revolucionando o ensino de ciência da computação da educação básica à pós-graduação 🎯. Há aplicações além da programação, em Computação Gráfica e Interação Humano-Computador 🚀. Saiba mais: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666557325000254?dgcid=rss_sd_all
Análise Comparativa de Geradores de Questões de Múltipla Escolha Baseados em Processamento de Linguagem Natural
Estudo aponta que os modelos de linguagem em geral, como DeepSeek e ChatGPT, geram questões de múltipla escolha com mais qualidade e confiabilidade 🚀 Ferramentas especializadas têm opções de formatação, mas perdem força em textos complexos e versões gratuitas limitadas 📚 #InteligenciaArtificial #AvaliacaoEscolar https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666920X25000803?dgcid=rss_sd_all
Análises Prescritivas para o Sucesso do Estudante em Universidade Online: Perfis de Aprendizagem a partir de Rastros de Observação
O estudo mostra que #AnálisesPrescritivas infere o estado subjetivo dos alunos só pelos dados de uso. 🚀 Isso gera dicas e dashboards personalizados. 🎯 Indicadores como avaliações de aula, idade e engajamento ajudam a criar suportes escaláveis. 📈 #IAnaEscola https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131525001526?dgcid=rss_sd_all
Precisão na Autoavaliação dos Estudantes: Efeitos Diferenciados do Feedback Gerado por IA
O estudo revela que feedback gerado por IA não melhora, em média, a precisão da #autoavaliação de estudantes de ensino médio, mas quem tinha baixa acurácia no início ganhou mais 🎯🤖 #AvaliaçãoFormativa #EducaçãoDigital Saiba mais: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131525001538?dgcid=rss_sd_all
Por que e como futuros professores de matemática querem usar ferramentas digitais em sala de aula
Estudo revela que #ExpectativadeDesempenho e #CondiçõesFacilitadoras moldam o desejo de usar #FerramentasDigitais em aulas de matemática. 🚀 Intenções conectam aceitação e engajamento. Saiba mais 👉 https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S266655732500028X
Criando um ambiente de aprendizagem com IA generativa para resolução de problemas em matemática na educação primária: desempenho, atitudes e interação
Estudo com ChatGPT-MPS em escolas primárias mostrou ganhos no desempenho em problemas de #Matematica e aumento de motivação e engajamento dos alunos 🚀📚 #IA #EdTech https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666920X25000785?dgcid=rss_sd_all