Com a aproximação de mais um ano escolar professores e gestores precisam selecionar os materiais didáticos a serem adotados pelo colégio. A tarefa, apesar de habitual, não pode ser tratada descaso: um material mau escolhido compromete não apenas a rotina em sala, mas está diretamente atrelado a qualidade de ensino da instituição.

O ano de 2016 em especial traz um agravante ainda maior. A atual crise financeira vivida pelo Brasil tem gerado complicações para a escolha do material curricular. Além de lidar com as expectativas tradicionais dos pais quanto à qualidade do material escolhido, a redução de custos acabou se tornando o sentimento geral do país.

Por conta disso uma verdadeira dor de cabeça se instalou para professores e gestores: o que deve ser priorizado na escolha desses materiais? Que elementos compensarão o investimento e deixarão pais e alunos satisfeitos?

Em primeiro lugar é preciso considerar o projeto político pedagógico da escola, buscar materiais que estejam alinhados aos objetivos e aspectos que colégio prioriza, para assim promover a integração curricular.

Além disso, quando o custo é um desafio a ser superado, a contrapartida é a diferenciação, isto é, demonstrar valor aos pais. A avaliação didática precisa então garantir que os materiais didáticos escolhidos conseguirão de fato impactar o desenvolvimento dos alunos.

Na educação infantil, um período tão determinante para a educação, isso se reflete na busca pelo desenvolvimento integral do estudante. Baseados nisso, para auxiliar você gestor ou professor nessa escolha, elencamos a seguir as 5 características indispensáveis a um material didático de impacto.

1. É adaptável

copic-167681_1920

A troca diária de conhecimentos precisa estar associada as necessidades percebidas em sala e ao contexto em que os alunos estão inseridos. Conforme o professor perceba o grau de desenvolvimento da turma ele precisa ter a liberdade de adaptar e readaptar seu plano de ensino, o que implica na necessidade de um material dinâmico.

A flexibilidade do material a ser adotado, dessa forma, garante que as crianças aprendam não apenas de maneira correta, mas no momento mais oportuno. E por isso é que é tão importante para um crescimento e desenvolvimento favorável.

2.  Estimula o gosto pela leitura

book-774837_1920

Apesar de ainda não estarem alfabetizadas, é importante já na primeira infância o estímulo ao hábito da leitura. Isso é possível por meio de atividades que envolvam contação de histórias, poemas, música ou até mesmo teatro, de modo que a criatividade das crianças seja aflorada.

A motivação para leitura, num país que pouco se lê, garante desde cedo diferenciais importantes ao aluno, ele aprende melhor, se comunica melhor e ainda garante a longo prazo seu desenvolvimento como leitor.

No material didático do Sistema Interativo Frei.re, por exemplo, a cada unidade poemas e histórias narradas introduzem e sustentam o conteúdo a ser trabalhado, estimulando a imaginação das crianças e garantindo já entre os pequenos o gosto leitor.

3. Desenvolve o pensamento crítico

copic-141192_1280

Durante a infância a maior parte do nosso cérebro está em formação, o que implica dizer que qualquer estímulo nesse período tem impacto direto na nossa capacidade intelectual a longo prazo.

Com isso, é importante desde cedo estimular a análise crítica do aluno, para que ele consiga  avaliar e entender as coisas ao seu redor, bem como o ambiente em que está inserido.

Para que o desenvolvimento do pensamento crítico ocorra é importante considerar materiais didáticos que estimulem o raciocínio lógico, fomentando discussões e opiniões sobre diferentes assuntos.

4. É interativo

ipad-527611_1920

Jogos, animações, desenhos e atividades interativas são essenciais para qualquer material didático atual. Na geração dos jogos e da internet essas ferramentas conseguem rapidamente chamar atenção dos alunos, justamente por serem algo tão presente em seu cotidiano.

No momento da avaliação didática, portanto, é importante considerar materiais em que esses recursos sejam explorados, para que a a integração e dinamização do processo ensino/aprendizagem seja facilitada, através de novas formas de pensar e se desenvolver.

Isso pode acontecer, por exemplo, por uma versão digital do livro que trabalhe os conteúdos vistos em sala através de jogos e atividades, que é justamente uma das propostas do Sistema Frei.re.

5. Possui materiais complementares

paper-571937_1920

Além do livro didático em si, é importante considerar materiais que acompanhem recursos extras para o enriquecimento da aula, para que ela se torna mais tão dinâmica e ambientada quanto possível.

Isso pode acontecer, por exemplo, por meio de cartazes que ilustrem determinados conteúdos a serem estudados facilitando assim o processo de ensino, como acontece no material complementar da coleção didática do Sistema Frei.re.

Você já escolheu seus materiais didáticos para 2016?

books-484754_1920

Embora o processo de aprendizagem ocorra durante toda a vida, o desenvolvimento de nossa capacidade de aprendizado é concentrado durante a infância e por isso a importância de escolher um material didático que promova suporte adequado as aulas.

Nós da Escribo entendemos a importância desse momento e por isso desenvolvemos o Frei.re, um Sistema de Ensino Interativo direcionado especialmente para educação infantil.

Se você quiser testar a versão digital e interativa agora mesmo, basta clicar nesse link para acessar.

Compartilhe!

Fale sobre esse post com seus amigos!