Você acompanhou nossos textos publicados ao longo do ano?

Nós da Escribo fizemos uma seleção das melhores leituras para educadores no nosso site. A seleção levou em conta justamente os maiores interessados em nossas matérias: elencamos os 5 posts mais acessados por professores e gestores em 2015.

Ficou sem tempo, perdeu algum texto?

É só continuar lendo para conhecer os assuntos que mais chamaram atenção dos nossos leitores por aqui.

Pesquisas sobre o desenvolvimento do aluno, dicas para melhorar o ambiente escolar e estratégias de ensino integraram o rol de conteúdos que mais interessaram educadores no último ano.

A seguir nosso top 5:

 

– 5 Dicas Para Lidar Com Crianças Indisciplinadas

 

miniatura2

Como você se relaciona com alunos difíceis? Já pensou em se reconectar com eles? Esse foi o tema do 5º post mais acessado desse ano.

Ainda que o chamado aluno difícil seja apenas uma criança à mercê de emoções que não podem controlar ou entender, pode ser complicado para um professor manter a calma e não levar as ofensas e o comportamento para o lado pessoal.

Pensando nisso a Escribo reuniu 5 dicas para facilitar a troca de conhecimentos e o cotidiano com esse tipo de aluno.

 

– 7 características de uma sala de aula produtiva

miniatura 6
Você considera suas aulas proveitosas?

Professores devem encarar suas salas de aula como templos de efervescência intelectual. É lá onde seus alunos aprenderão diversos valores e conteúdos importantes para seus respectivos futuros em desenvolvimento.

Assim, é importante garantir que aquele ambiente seja de fato um catalisador do aprendizado.

O educador Terry Heick resolveu listar todas as características de uma sala de aula producente, que produz resultados efetivos de um bom aprendizado. Você pode clicar aqui para conferir.

 

– Sua Escola Tem Professores ou Babás? Como Fortalecer os Educadores da Educação Infantil

 

miniatura4

É comum professores do ensino infantil reclamarem de ter seus trabalhos confundidos com o papel de babá.

Os pais querem educadores que acolham seus filhos, os compreendam sempre e tenham absoluta responsabilidade sobre o nível de aprendizado e desempenho escolar deles.

Mas como afinal exercer seu real papel de educador, garantir o engajamento entre os alunos e manter pais satisfeitos? Você pode clicar aqui para conferir.

 

– Aprender a escrever à mão ainda é essencial para o desenvolvimento, diz pesquisa

 

miniatura3

Na era digital, todos sabemos que é de bom senso ter a destreza no teclado e a alfabetização digital também já é presente na maioria das escolas.

Mas, por mais avançada que seja a tecnologia, desenvolver habilidades de digitação na primeira infância não substitui a alfabetização escrita.

É o que diz a neurocientista cognitiva Karin James, que realizou uma pesquisa com crianças que ainda não sabiam escrever, mas sabiam identificar letras. Os resultados da pesquisa estão no nosso segundo texto mais acessado no ano, e você pode conferir aqui.

 

– 4 Estratégias para Trabalhar a Motivação na Sala de Aula

 

child with learning difficulties

Quais estratégias você usa para manter a motivação dos alunos?

O artigo mais acessado do ano vem da preocupação dos professores em manter o interesse dos alunos em sala de aula.

Um estudo realizado por docentes da Bucknell University, na Pensilvânia, defende que estimular a autonomia dos alunos na sala de aula pode ser ainda mais efetivo do que tentar controlar tudo ao redor. Os detalhes você confere aqui.

Você já tinha lido algum desses textos?

Sentiu falta de algum outro que deveria estar integrando essa lista?

Quer ter alunos, pais e professores mais satisfeitos?
Transforme sua escola em uma referência com nossos conteúdos exclusivos sobre gestão, marketing e tecnologia na educação!
Não quero receber informações para melhorar minha escola, Nunca irei me cadastrar.